A manhã desta quarta-feira ficou marcada por um ato de reconhecimento ao trabalho realizado pelos servidores do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Itajaí. A coordenadora do CAPS AD, Francine Kuhnen, recebeu das mãos do deputado estadual Marquito (PSOL) uma moção de aplausos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) por conta da estratégia de redução de danos, que contribuiu para retirar a cidade da primeira colocação em mortes por AIDS no país.
Marquito foi o proponente da moção, aprovada pela maioria dos deputados na Alesc. Em sua fala, o deputado reforçou que além de reconhecer o trabalho histórico realizado pelo serviço público na questão de redução de danos desde o fim da década de 1990 em Itajaí, a moção também visa defender as políticas públicas implantadas pelo CAPS AD.
Alvo recente de uma tentativa de desqualificação por parte da sociedade, as estratégias adotadas pela coordenação e servidores do CAPS AD, têm demonstrado através de resultados e embasamento científico um papel fundamental para reduzir os impactos na saúde pública do município. Marquito destacou ainda que a moção também buscou levar este debate e a defesa do CAPS AD à Assembleia Legislativa.
O evento, realizado dentro do prédio onde o CAPS AD funciona hoje, contou com a presença dos usuários do equipamento, representantes da Secretaria de Saúde, Comusa e Comad. O Sindifoz também participou através do seu vice-presidente Paulo Roberto Schlemper.
Em sua fala, Paulo reforçou a necessidade de maior investimento do município no CAPS AD, que atualmente funciona em um prédio alugado e sem as condições necessárias para o atendimento aos usuários. No entendimento do Sindicato, é necessário a construção de um prédio próprio, que dê condições de trabalho para os servidores realizarem as estratégias e ações propostas pelo Centro.