Servidores da base territorial do Sindifoz participaram nesta semana da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que reuniu em Brasília cerca de quatro mil delegados, eleitos nas etapas municipais, macrorregionais e estaduais, para debater e deliberar as políticas de saúde para os próximos quatro anos no Brasil.
A Conferência deste ano teve como tema principal: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, enfatizando nos debates e atividades a luta contra a terceirização e privatização do serviço público de saúde.
Na terça-feira, os participantes da Conferência se reuniram em um ato público em defesa do SUS, no Museu Nacional da República. Além dos delegados da CNS, o ato contou com a presença de movimentos sociais, sindicais e de luta representando usuários, trabalhadores e gestores do SUS; coletivos de ativistas e parlamentares de todo o Brasil.
Já nesta quarta-feira, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva discursou na Conferência Nacional de Saúde, reforçando o compromisso do governo federal com o pagamento do piso nacional da enfermagem, através do repasse feito pelo Ministério da Saúde a estados e municípios, retroativo a maio.