O mês de novembro chegou, e com ele a campanha do Novembro Azul, que é realizada em todo o mundo como forma de conscientização e prevenção do câncer de próstata. O diagnóstico precoce é a principal forma de combatê-lo, por isso o Sindifoz destaca algumas informações importantes e incentiva aos servidores a realizarem o exame preventivo.
O câncer de próstata é o segundo tipo de o câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
O diagnóstico precoce é fundamental para buscar a cura. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para realizar o exame.
Um dos fatores de risco para desenvolver a doença é o histórico familiar, com parentes que já tiveram o câncer de próstata. Além disso, homens negros possuem mais chances de desenvolver o câncer, bem como obesos também apresentam maior risco.
Entre os sintomas apresentados, em especial na fase avançada da doença, estão: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.