O Sindifoz recebeu, em cópia, o e-mail da mãe de um aluno da rede municipal enviado diretamente ao prefeito Volnei Morastoni solicitando que o chefe do Poder Executivo de Itajaí atenda à solicitação da categoria e evite a realização de uma nova greve da Educação no município. O pleito dos servidores é pela adequação ao piso nacional do Magistério, que deveria ter sido reajustado em janeiro, conforme lei federal em vigor desde 2008.
“O que me compete e é de minha responsabilidade como milhares de mães Itajaienses é garantir os direitos básicos do meu filho, portanto, venho solicitar a prefeitura que verifique a situação para que a população não seja prejudicada novamente com outra greve, se a prefeitura possuir competência na gestão, situações como essas não irão acontecer”, diz a mãe em trecho do e-mail.
“Nós pais dependemos disso para trabalhar, e assim garantir o sustento familiar. E como podemos observar no portal da transparência, há muitos cargos comissionados muito bem remunerados e afirmo com toda certeza, responsabilidade muito inferior à destes profissionais, e se comparado o salário diante da responsabilidade, sim, é um salário baixo e que pode, sim, ser reajustado, afinal estamos falando de vidas aqui, crianças em desenvolvimento, sem coordenação motora, cognitiva desenvolvida e que precisam de constante acompanhamento”, aponta em outro parágrafo.
Ela finaliza destacando a necessidade de solução por parte da administração municipal: “Solicito senhor prefeito sabedoria e espero que a gestão escolhida pelo senhor resolva o problema antes do prejuízo a população”.