O dia 2 de abril foi escolhido pela ONU como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com a intenção de dar visibilidade à luta das pessoas que vivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e também como forma de combater o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo TEA. A data também abre o Abril Azul, que visa promover ações sobre o tema.
Na base territorial do Sindifoz, alguns municípios da região ainda não contam com legislações específicas que garantam a redução de jornada de trabalho para servidoras e servidores que tenham filhos com autismo ou outra deficiência, sendo necessário o ingresso na justiça para garantir este direito previsto em lei federal.
Em Itajaí, um decreto municipal no final do ano passado dificultou este direito dos servidores e foi necessário uma união de forças entre Sindicato e as famílias prejudicadas para solicitar que o município reestabelecesse esse direito.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo. O suporte e a participação das famílias são fundamentais para garantir condições de acessibilidade, inclusão e acolhimento, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida de pessoas com TEA.