Dia do/a Agente Comunitário/a de Saúde e do/a Agente de Combate a Endemias

Nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, é comemorado Dia do/a Agente Comunitário/a de Saúde e do/a Agente de Combate a Endemias. O Sindifoz parabeniza a todos os servidores públicos da nossa base territorial pela data, que atuam em uma área muito importante para a saúde pública em nossa região, na prevenção e combate de doenças junto à população.
Entre as lutas ao lado da categoria, o Sindifoz vem cobrando nos últimos anos das prefeituras o repasse do incentivo adicional financeiro aos trabalhadores. Apenas os municípios de Penha e Itajaí já instituíram esse repasse através de lei municipal.
O incentivo financeiro adicional é um recurso federal enviado aos municípios, por cada ACS e ACE cadastrado. O valor chega às prefeituras no último trimestre do ano e deve ser repassado aos servidores, de acordo com decisão proferida pelo STF no final de 2022. A administração que reter este valor pode responder por enriquecimento ilícito.\