Em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado no Brasil no dia 18 de maio, o CAPS AD de Itajaí realizou nesta segunda-feira uma assembleia aberta a comunidade, onde estiveram presentes usuários do serviço, Conselho Municipal de Saúde, além dos servidores do local e o vice-presidente do Sindifoz, Paulo Roberto Schlemper. Embora convidada, a Secretaria Municipal de Saúde não enviou representante para participar.
O debate envolveu os usuários do serviço do CAPS AD, e um dos pontos principais foi a infraestrutura do local aonde está sediado o CAPS AD, haja vista não suportar mais a demanda, não ter acessibilidade e atualmente estar com sérios problemas estruturais no imóvel, inclusive deixando o serviço fechado em alguns dias, pois a fossa do imóvel entope e deixa os banheiros inutilizáveis, chegando a transbordar.
A necessidade de um local apropriado para o serviço é urgente. Foi deliberada com os presentes uma reunião com a 13ª Promotoria de Justiça e a Vara da Fazenda Pública do Poder Judiciário no CAPS AD.
O caso já chegou, inclusive, ao Padre Júlio Lancellotti, referência em trabalho social no país, que relatou a precariedade do CAPS AD de Itajaí em suas redes sociais.