O Sindifoz vem através desta nota prestar solidariedade às famílias e aos profissionais de Educação envolvidos no ataque ocorrido na manhã desta quarta-feira, no Centro de Educação Infantil Cantinho do Bom Pastor, no bairro da Velha, em Blumenau, em tragédia que deixou consternados o estado de Santa Catarina e todo o Brasil.
Diante da situação, as aulas das redes municipais de Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, cidades da base territorial do Sindicato, foram suspensas nesta quarta e quinta-feira, seguindo também procedimento adotado pelo Governo do Estado.
Em Ilhota, as escolas funcionam nesta tarde para atendimento das crianças nas quais os pais optarem por deixá-las nas unidades, com a suspensão das aulas na quinta-feira. Já em Luiz Alves, as aulas estão suspensas na tarde desta quarta e na quinta, já que é ponto facultativo no município.
O ataque reforça a necessidade urgente de políticas públicas para garantir a segurança nas escolas do país, tendo em vista a recorrência de tragédias como esta nos últimos anos. O Ministério da Educação já anunciou que “articula um decreto interministerial para instalação de grupo de trabalho a fim de elaborar uma política nacional de combate à violência às escolas”