Nesse domingo, dia 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, data muito relevante no Brasil por tratar de temas ainda muito presentes em nossa sociedade, como o racismo e a desigualdade social que atinge diretamente a população negra.
A data reforça a descendência afro em nosso país, com os negros escravizados no passado, e a importância da luta por reparação histórica pelos danos sofridos pela população negra no Brasil e por uma sociedade mais justa. Entre os pilares dessa luta, está o combate ao racismo estrutural que acontece no país até os tempos atuais.
Racismo estrutural é um conjunto de práticas discriminatórias, institucionais, históricas, culturais, dentro de uma sociedade que frequentemente privilegia algumas raças em detrimento de outras. O termo é usado para reforçar o fato de que há sociedades estruturadas com base no racismo, que favorecem pessoas brancas e desfavorecem negros e indígenas.
Sobre a data
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data foi escolhida em referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, no Nordeste do Brasil.