Coagir a votar em determinado candidato, sob ameaça de demissão ou promessa de benefício é crime! Se você é vítima ou conhece alguém que está sendo coagido nessas eleições, denuncie o caso nos canais oficiais do Ministério Público do Trabalho (MPT).
É possível denunciar pelo site www.mpt.mp.br ou pelo aplicativo “MPT Pardal”. No formulário a ser preenchido no site, você pode detalhar os fatos, além de apresentar provas que colaborem para uma rápida atuação do órgão.
A escolha de um candidato é um direito seu, que deve ser respeitado por todos os empregadores. Intimidar empregado é ilegal e pode ser punido nas esferas trabalhista e criminal.
Nessa terça-feira, dia 18, o Ministério Público do Trabalho (MPT) também divulgou nota técnica em que “reafirma sua legitimidade para atuar na prevenção e no combate ao assédio moral organizacional na administração pública. O documento ressalta que o assédio moral é um risco psicossocial nos ambientes de trabalho e, assim como outras formas de violência, deve ser combatido”, destalhou o MPT.