O dia 17 de outubro marca no Brasil o Dia Nacional da Vacinação. A data, que reforça a importância da vacinação para prevenção e erradicação de doenças, também valoriza a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) no país e dos profissionais que atuam na vacinação.
O Sindifoz destaca e parabeniza nesse dia as vacinadoras e vacinadores da nossa base territorial, servidores públicos municipais que exercem há anos um papel fundamental na saúde pública, mas que tiveram essa função ainda mais reconhecida durante o período de pandemia.
A data também serve de alerta para a diminuição dos índices de vacinação nos últimos anos, em especial vacinação infantil, que podem trazer riscos no combate à doenças de fácil transmissão, algumas até consideradas erradicadas no Brasil, como a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.
Neste ano, Santa Catarina encerrou a campanha de vacinação contra a pólio com cerca de 75% de cobertura, quando a meta era vacinar 95% das crianças da faixa etária da campanha. Sendo que apenas 55% dos municípios do estado atingiram a meta até dia 30 de setembro.
Além dos cortes nos investimentos para divulgação de campanhas de vacinação, a queda dos números de vacinação no Brasil também está ligada diretamente, apontam especialistas, ao movimento negacionista e antivacinas que ganhou força durante a pandemia, guiado pela disseminação de fake news e o retardo do governo federal em adquirir e distribuir as vacinas contra a covid-19 para a população através do SUS.