O presidente do Sindifoz, Francisco Johannsen, usou a tribuna da sessão da Câmara de Vereadores de Luiz Alves na noite dessa segunda-feira, dia 26, para falar a respeito do Piso Nacional da Enfermagem. O município ainda não está adequado a remuneração regulamentada pela Lei 14.434/2022, que fixa o piso para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, a categoria.
Pelo contrário, no caso de Luiz Alves, a defasagem chega a 58% para os técnicos de enfermagem em relação ao piso nacional, 48% de defasagem para auxiliares de enfermagem e 25% para enfermeiros.
Ao todo, o município possui 23 profissionais de enfermagem. Segundo Francisco Johannsen, embora a lei do piso esteja suspensa pelo Supremo Tribunal Federal, por conta de liminar obtida pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), o município de Luiz Alves pode implementar o novo piso e valorizar esses servidores, já que não há impeditivo legal para que o reajuste seja concedido.