O movimento de greve dos servidores da Educação de Itajaí rejeitou nesta sexta-feira, por unanimidade, as propostas do governo de Itajaí que tratavam especificamente do Magistério. A respeito da proposta da revisão geral anual, a categoria já sinalizou que também rejeita, mas a deliberação sobre esse item será feita em Assembleia Geral com todos os servidores de Itajaí, que acontece neste sábado, às 17h, em modo virtual.
A proposta entregue pelo município na noite de quinta-feira foi lida na íntegra pelo presidente do Sindifoz, Francisco Johannsen, na abertura da Assembleia durante a manhã desta sexta-feira. Na continuidade da Assembleia, no período da tarde, todos os servidores do movimento de greve rejeitaram os itens 1 e 2 da proposta, pois não contemplam a aplicação do piso nacional do magistério.
Representantes do Sindicato também destacaram que em momento algum a proposta sequer cita o cumprimento o piso nacional do Magistério, pauta de reivindicação do movimento de greve que iniciou há duas semanas em Itajaí. Com a rejeição da proposta, a greve continua na segunda-feira, quando entrará na sua terceira semana.
Ainda nesta sexta-feira, o Sindifoz irá oficiar o município da decisão da categoria, que mantém o mesmo posicionamento e exige o cumprimento do piso nacional para todos os profissionais do Magistério de Itajaí, sem divisão entre categorias e retroativo a janeiro, conforme determina lei federal. Também entrará na pauta o abono dos dias paralisados.
Revisão Geral Anual
O terceiro item da pauta apresentada pelo governo de Itajaí trata diretamente da concessão da revisão geral anual de todos os servidores públicos municipais, incluindo a reposição de 2021 suspensa pelo prefeito Volnei Morastoni através de decreto. Como este item contempla todos os servidores do município, e não apenas a categoria da Educação, o mesmo será debatido e deliberado em Assembleia Geral neste sábado, às 17h, pelo Facebook do Sindifoz.
Nesta Assembleia, também será deliberada uma possível deflagração de greve geral dos servidores de Itajaí a partir da próxima semana.