A votação na sessão da Câmara de Vereadores de Navegantes do projeto de lei de autoria do governo municipal que aumenta a alíquota previdenciária do servidor público de 11% para 14% acontecerá nessa quinta-feira, dia 20. A escolha pela alíquota fixa é uma opção do Poder Executivo, sem que a mudança fosse debatida com os maiores prejudicados: os servidores. Por isso, a categoria está convocada em comparecer a sessão a partir das 19h e mostrar para os vereadores que não concorda com esse projeto.
A mudança na contribuição previdenciária dos servidores é necessária de acordo com a Reforma da Previdência. Porém, a alíquota progressiva, que escalonaria a contribuição de acordo com as faixas salariais de cada servidor, tem um impacto muito menor para o bolso do servidor público.
Além de não consultar os servidores acerca da mudança, o Sindifoz destaca ainda que para aumentar em 3% a perda salarial da categoria, o governo agiu rápido. Por outro lado, o prefeito municipal se nega em cumprir o acordo feito na greve de 2019, no qual havia se comprometido em atualizar a tabala salarial dos servidores, corrigindo distorções e dando um aumento real aos trabalhadores.